CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PARAÍBA

Escolas podem ser obrigadas a se adaptar a portadores de deficiência





O deputado Carlos Batinga (PSC) apresentou projeto de Lei na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) que torna obrigatória a disponibilização de cadeiras adaptadas, para alunos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida, em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual e da rede privada do estado.
Segundo o projeto, as cadeiras adaptadas deverão se adequar aos padrões e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO). Os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior se enquadram na obrigatoriedade. Caberá a secretaria estadual Educação deverá fiscalizar a aplicação da Lei, caso o projeto seja aprovado e sancionado.
Segundo a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes – Resolução 30/84, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 09/12/75, “as pessoas deficientes têm direito de ter suas necessidades especiais levadas em consideração em todos os estágios de planejamento econômico e social”.
“Este projeto de Lei é um esforço para que as instituições escolares no âmbito da Paraíba possam melhorar o atendimento aos alunos com necessidades especiais, levando em consideração a ergonomia destes alunos que necessitam de atendimento especializado para que não tenham comprometido seu desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!