RC aposta nas obras de Mangabeira, Geisel e Costa e Silva para avançar mobilidade em João Pessoa
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, enumerou a contribuição do Estado em obras para melhorar a mobilidade urbana de João Pessoa. São três obras, um viaduto na entrada do Geisel, o trevo na entrada de Mangabeira e a construção da perimetral Sul, perto do Costa e Silva.
Antes de enumerar as obras, Carlos Pereira fez questão de fazer uma ressalva enaltecendo o trabalho da secretaria de Mobilidade Urbana da Capital. “Evidentemente que João Pessoa tem um prefeito e um secretário de Mobilidade Urbana. A parte técnica se entende muito bem. Acho que o governo também tem se entendido muito bem com a prefeitura”, ressaltou.
Pereira lembrou que ontem foi assinada ordem de serviço para a urbanização e pavimentação da Perimetral Sul que será construída na altura da Fábrica Amazona, próximo ao Costa e Silva.
Perimetral Sul - “A obra vai desafogar em grande parte o tráfego que vem de Recife, Goiânia, Pedras de Fogo, das pessoas que vão para a praias da zona sul e acabam tendo que entrar em Oitizeiro ou pegam as Três Lagoas para passar na entrada do Geisel. Com a perimetral, ao invés de passarem pela BR, vão percorrer 9 km que terá duas faixas de rolamento. A obra vai reduzir muito o número de veículos na BR, vai reduzir o congestionamento no viaduto do Sonrisal, na medida que as pessoas que vão para o Valentina entrarão antes na perimentral. Estimamos que cerca de 5 mil veículos vão trafegar por essa via. Já é um avanço significativo para facilitar a vida de quem usa transporte em João Pessoa”, pontua o superintendente. A idéia é retirar 5 mil veículos dos 50 mil que trafegam diariamente por esse trajeto.
Trevo de Mangabeira – Outra obra que já está em processo licitatório é a construção do Trevo na entrada de Mangabeira. A construção pretende fazer um túnel para aqueles que vêm do José Américo e pretendem ir em direção às praias e manter na estrada no mesmo nível para os carros que vêm dos Bancários em direção a Mangabeira.
“A licitação está marcada para o dia 18 de setembro. Queremos substituir o pequeno girador em frente ao prédio da Cehap onde circulam cerca de 30 mil automóveis por dia”, contou Pereira.
No entanto a licitação para a obra do trevo tem encontrado alguns contratempos. “Nós fizemos duas licitações para o trevo e verificamos que havia algum problema, já que as empresas não se mostraram interessadas. O que estava evitando e não atraindo empresas para fazer a obra era a interferência na obra de serviços públicos, como telefone, gás, TV a cabo, Cagepa. Então retiramos todos esses serviços da planilha original e estamos negociando esses serviços com as operadoras em separado. Estamos licitando a obra em si do trevo. E ao mesmo tempo que estamos fazendo a licitação estamos acordando com as empresas a transferência dos serviços. Assim, poderemos começar a obra já no começo de novembro com os serviços remanejados, principalmente nos postes de Energisa”, revelou Pereira.
No entender do superintendente o trevo de Mangabeira é fundamental para a mobilidade de João Pessoa para permitir o escoamento no cruzamento. O túnel terá duas faixas de rolamento e canteiro central. E a ligação de Bancários e Mangabeira será feita no nível atual das ruas, alargada com duas faixas de rolamento e um túnel ligando, sendo cavado na avenida Hilton Solto Maior. Isso significa dizer que o engarrafamento feito ali desaparecerá. Os veículos fluirão sem nenhum confronto. A obra será muito interessante do ponto de vista técnico e da mobilidade urbana.”, explicou Pereira.
A Obra o trevo está orçada em R$ 20 milhões de reais e a perimetral em R$ 6 milhões. Esperamos que haja concorrência para essa obra. Iluminação ornamental e ciclovia.
Viaduto do Geisel - A terceira obra é considerada a mais importante pelo Governo do Estado é o viaduto do Ernesto Geisel. No entanto, o projeto ainda não foi entregue pela Superintendência do Planejamento (Suplan).
“O projeto está sendo concluído e foi contratado pela Suplan, já tem recurso assegurado no PAC. O DER quando receber vai examinar o projeto e colocá-lo em licitação. São três obras importantes para melhorar a mobilidade urbana, de um cidade que tem 700 mil habitantes e incorpora 2 mil novos veículos ao ano”, frisou o superintendente.
Carlos Pereira argumentou que muito questão da mobilidade em João Pessoa estará resolvido ao ser implementado um transporte público de qualidade. “Você pode notar que na Epitácio Pessoa e na Beira Rio, em cada dez carros que trafegam, oito só tem um ocupante ou no máximo dois. Significa dizer que para cinco carros que estão ocupando o lugar de dois ônibus, transportando cinco a dez pessoas, poderíamos ter um ônibus que reduziria 40 veículos. Mas isso só pode ser quando tiver transporte de qualidade”, avalia.
Entre as saídas para o trânsito propostas pela secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa, está o BRT, ônibus bi-articulados, com suas vias exclusivas e novas vias para o tráfego. “É fundamental dizer que as avenidas de João Pessoa são as mesmas de 30 anos atrás e cada vez mais se coloca mais veículos nas ruas”, conclui.
Segundo Pereira, as obras da perimetral sul devem estar concluídas até março de 2014. “Queremos que ela termine até fevereiro, e eu acho que há condições disso. Em relação ao trevo acredito que até dezembro de 2014 deve estar pronta. Sobre o viaduto, como é uma obra de grande porte, um viaduto sobre uma BR, ainda não há previsão de conclusão, nem de início”, conta.
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