CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

LAZER


Vai passar o feriadão em João Pessoa? Saiba como aproveitar melhor a cidade, de sexta a domingo

Litoral paraibano tem 53 praias próprias para banhoAlguns estabelecimentos como shoppings e comércios terão horários especiais; bancos e repartições públicas estarão fechadas
Litoral paraibano tem 53 praias próprias para banho



Pra quem vai passar o feriadão em João Pessoa, a dica é relaxar. Desta sexta-feira (2) até o domingo (4) a previsão é de muito sol. Existem alternativas para aproveitar melhor esse período longe do trabalho. Turistas ainda podem encontrar, depois de muita procura, vagas nos hotéis e pousadas da cidade.

A expectativa do setor turístico é que a Paraíba receba cerca de 12 mil turistas nesse feriadão, o que representa uma média de crescimento de 10%, comparado ao mesmo período de 2011. Para quem não conseguiu hospedagem, a dica é não perder a esperança e continuar pesquisando. Segundo informou o presidente da Associação Brasileira de Hoteis (ABIH-PB), José Inácio Pereira, ainda existem vagas em bons aparelhos de turismo, a exemplo de pousadas e hotéis na Grande João Pessoa.

Dos nove mil leitos disponíveis na rede hoteleira da Paraíba, cerca de 92% estão reservados, restando apenas 8% para os eventuais turistas que não fizeram o planejamento de forma antecipada.

Sem chuvas

Vai dar praia no feriadão. No litoral paraibano, 53 estão próprias para o banho de mar. Elas foram classificadas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) como próprias para banho, variando entre excelente, muito boa e satisfatória. Segundo o relatório de balneabilidade semanal, os banhistas devem evitar apenas as praias do Bessa I, de Manaíra e da Penha, todas em João Pessoa.

Segundo o canal Climatempo, não há previsão de chuvas durante todo o feriadão na Paraíba. A mínima varia de 22º a 23º, entre a sexta-feira e o domingo. No mesmo período, a temperatura máxima prevista é de 31º.

De acordo com o monitoramento realizado pela Sudema, o trecho impróprio para o banho, na praia do Bessa I é de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió. Já em Manaíra  deve ser evitado o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura de águas pluviais em frente ao Hotel Costa do Atlântico. Na praia da Penha, o trecho impróprio ao banho vai de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do rio Cabelo. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 09 deste mês.

Prédios públicos

Uma boa dica é visitar os prédios públicos e conhecer melhor seu conjunto arquitetônico. Nas repartições públicas não haverá expediente nesta sexta-feira. Dá para ir com a família tirar fotos e conhece melhor as sedes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, na praça João Pessoa. Também fazer o mesmo na sede da Prefeitura Municipal, antigo prédio dos Correios e Telégrafos, na praça Rio Branco.

Algumas igrejas do centro histórico estarão abertas. Haverá missa na catedral de Nossa Senhora das Neves.

Os serviços essenciais, como os de saúde, com atendimento de urgência nos hospitais públicos da rede municipal e o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), limpeza urbana e fiscalização de trânsito estarão funcionando.
Estação Ciência
Estará fechada, reabrindo normalmente no sábado (3), das 10h às 21h

Segurança

As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros da Paraíba elaboraram um esquema especial integrado para garantir a segurança dos paraibanos durante o feriado de Finados, nesta sexta-feira (2), e o fim de semana. No total, 1.447 homens e mulheres (1.220 policiais militares, 200 civis e 27 bombeiros) participam da Operação intitulada Eternidade, que vai reforçar a partir desta quinta-feira (1º) o policiamento em todo o Estado, sobretudo nos arredores dos 226 cemitérios existentes.

Ao todo, a PM empregará 200 viaturas e 80 motos para a realização do policiamento motorizado. Nas rodovias estaduais, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) intensificará as fiscalizações, tanto em postos fixos quanto com o patrulhamento móvel.

A Polícia Civil atuará com 200 policiais de plantão em todo o Estado. Serão utilizados 76 veículos para atender as ocorrências. Também haverá plantões nas Delegacias Distritais e Especializadas, na Grande João Pessoa, Campina Grande e interior do Estado.

Para atender as ocorrências simples, como extravios de documentos e pequenos furtos em que não haja violência, estará disponível a Delegacia on-line, através do endereço eletrônico: www.delegaciaonline.pb.gov.br. O Disque Denúncia também funcionará como de costume, com atendimento 24h no 197. 
Uma viatura do tipo auto resgate, que realiza atendimento pré-hospitalar, circulará próximo aos cemitérios de grande movimentação da Capital, como o Boa Sentença (no Centro) e o São José (em Cruz das Armas). O Corpo de Bombeiros ainda reforçará o serviço dos guardas vidas, com um efetivo de 27 militares atuando nos 13 postos da corporação – em praias da Grande João Pessoa e do Litoral Norte.
Bancos
Todas as agências bancárias encerraram as atividades na tarde desta quinta-feira (1°) e volta ao funcionar às 9h00 da próxima segunda-feira (5).

Rodoviária
O Terminal Rodoviário de João Pessoa disponibilizará 50 ônibus extras. Os destinos mais procurados são Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeira (na Paraíba). Além de Natal (RN) e Recife (PE)

Trens
No feriadão, os trens urbanos funcionarão em horário especial nesta sexta. O primeiro trem partirá de João Pessoa às 06h34 para Cabedelo e às 06h48 para Santa Rita, encerrando a operação comercial às 13h55.
 Às compras
Alguns estabelecimentos de João Pessoa alteram seus horários de funcionamento em razão do feriado de Finados. Os shoppings terão horários especiais e em alguns as lojas não funcionam nesta sexta. Confira:
Manaíra Shopping: Lojas e praça de alimentação das 10h às 22h
Tambiá Shopping:  Lojas e praça de alimentação das 12h às 21h
Shoping Sul: Praça de alimentação das 11h às 21h, lojas das 13h às 20h
MAG Shopping: Praça de alimentação e lazer abrem às 12h e lojas e cinemas a partir das 13h
Comércio da cidade: O funcionamento será facultativo, em horário habitual, das 8h às 18h
Correios e Telégrafos: Estarão fechados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!