NOVEMBRO AZUL
Após a campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, agora é a vez de apoiar o ‘Novembro Azul’, contra o câncer de próstata.
Próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Estimativa de novos casos: 60.180 (2012)
Número de mortes: 12.778 (2010)
Novembro Azul quer alertar os homens sobre os cuidados com sua saúde
A Secretaria de Saúde estará realizando a campanha Novembro Azul, em alusão à campanha Outubro Rosa. A campanha também convidará a cidade a se “vestir” de azul para sensibilizar a população em relação à saúde do homem.
Com a frase “O homem que tem atitude, cuida da saúde”, a campanha tem o objetivo de alertar os homens a cuidar da sua saúde e também se prevenir de doenças. Durante o mês, a Secretaria de Saúde estará avaliando sobre o que está sendo feito na área na cidade. Postos de saúde e agentes de saúde estarão realizando programações especiais nas suas unidades.
No dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Secretaria estará realizando uma programação especial na Praça da República. Além de alertar sobre a importância do exame de próstata, a Secretaria estará orientando os homens sobre várias doenças. Durante o dia também estará disponível verificação de pressão arterial e glicose.
No dia também haverá um caminhada marcada para as 17 horas, saindo da Secretaria da Saúde em direção à Praça da República.
Segundo a coordenadora da Secretaria de Saúde, Alexandra Lentz, o simples ato de falar sobre a saúde do homem já é uma conquista. “Alertar o marido, o filho, o vizinho já ajuda com que eles comecem a se informar sobre a sua saúde”, disse a coordenadora.
Em relação ao câncer de próstata, somente no Brasil 52.350 casos de câncer são diagnosticados por ano. 4510 casos desses são do RS. A coordenadora lembra que em casos de câncer os sintomas tendem aparecer somente algum tempo depois que o paciente fica doente. “Por isso é importante prevenir”, disse Alexandra.
VOCÊ SABIA?
Mustache (do inglês americano) ou Moustache (do ingês britânico), que significa bigode, é o nome dado a um movimento que iniciou na Austrália durante uma conversa entre amigos reunidos, que discutiam sobre o que fazia a cabeça das pessoas na época, nisso, o bigode entrou no assunto; porque ele fez muito sucesso nos anos 70, e a partir dessa conversa eles tiveram a ideia de fundar uma organização. A Movember (mistura de Mo = moustache e vember = november) é uma fundação que tem como principal objetivo o combate ao câncer de próstata, por isso o símbolo é o bigode, pois está relacionado ao homem, é uma campanha tão importante quanto o câncer de mama. Leia mais sobre a moda Mustache.
Nenhum comentário:
Postar um comentário