CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

POLÍTICA DOS ESTADOS UNIDOS


Disputa entre Obama e Romney é acirrada em Estados indecisos; entenda

Dos 50 Estados americanos, apenas nove concentram a atenção dos candidatos Barack Obama (democrata) e Mitt Romney (republicano). São os chamados Estados-pêndulo, cruciais para decidir quem conquista a Casa Branca.
Esses Estados são os que mudam de preferência partidária a cada eleição e, por isso, selam vitórias. Os outros 41 Estados do país são solidamente republicanos ou democratas há anos -ao menos tendem para um ou outro partido. Acabam quase ignorados pelos candidatos.
No país, a eleição ocorre em um Colégio Eleitoral para onde o Estado envia um número de delegados definido com base no tamanho da sua população. Um candidato precisa de 270 votos no Colégio Eleitoral para ganhar.
Ohio, Virgínia e a Flórida são considerados os três grandes prêmios do mapa de campanha americano.
Clique na imagem para ampliar 
Conheça os principais Estados-pêndulo :

FLÓRIDA (29 delegados)
O maior dos Estados-chave, onde fazer campanha é muito caro. Em 2000, a Flórida decidiu a eleição presidencial após um empate entre George W. Bush e Al Gore, que terminou com uma polêmica recontagem dos votos e uma vantagem de apenas 537 votos a favor do republicano.
O voto antecipado começou em 27 de outubro passado. A população é heterogênea, com muitos aposentados, latinos de origem porto-riquenha (tendência democrata) e cubana (tendência republicana).
Resultado em 2008: Barack Obama 51%, John McCain 48%
OHIO (18 delegados)
Em 2008 votou por Obama e, em 2004 e 2000, por George W. Bush. É considerado por muitos um microcosmos dos EUA, com suas grandes cidades, zonas industriais e operários, além das áreas rurais agora voltadas para a exploração do gás natural. Mitt Romney e Paul Ryan, seu candidato a vice, participaram em vários atos de campanha no Estado.
Resultado em 2008: Obama 51%, McCain 47%
VIRGÍNIA (13 delegados)
Obama venceu neste estado em 2008, a primeira vez que um democrata conquistou tal resultado desde 1964. É um Estado de rápido crescimento demográfico na parte norte, muito vinculada ao governo federal do Distrito de Colúmbia (a capital do país), mas também existe uma grande presença de militares e empresas relacionadas com o Pentágono, favoráveis aos republicanos.
Resultado em 2008: Obama 53%, McCain 46%
WISCONSIN (10 delegados)
É o Estado natal do candidato a vice republicano, Paul Ryan, o que pode inclinar a balança. Os democratas não o consideravam um perigo, antes da escolha de Ryan.
Resultado em 2008: Obama 56%, McCain 42%
COLORADO (9 delegados)
Tradicionalmente republicano, Colorado virou democrata em 2008 graças, em parte, aos latinos e moradores procedentes da Califórnia.
Resultado em 2008: Obama 53%, McCain 45%
IOWA (6 delegados)
Obama surpreendeu nas primárias democratas de 2008 ao derrotar Hillary Clinton em Iowa, contra todas as previsões. É um Estado tradicionalmente republicano, agrícola, mas dependente das ajudas federais.
Resultado em 2008: Obama 54%, McCain 45%
NEVADA (6 delegados)
Estado com o maior índice de desemprego (11,8% contra 7,8% na média nacional) e com o pior índice de despejos. Comunidade hispânica é a mais prejudicada pelas expulsões, mas, tradicionalmente, vota nos democratas.
Resultado en 2008: Obama 55%, McCain 43%
NEW HAMPSHIRE (4 grandes eleitores)
Pequeno Estado do nordeste que só elegeu um democrata nas duas últimas eleições presidenciais. Romney aposta no fato de ter sido o governador do Estado vizinho de Massachussets.
Resultado em 2008: Obama 54%, McCain 45%
Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!