CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JOÃO PESSOA PB

Após 24h, estudantes deixam plenário da ALPB e PMJP atende reivindicações dos taxistas

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a manifestação, os taxistas já conseguiram avançar em 11 dos 12 pontos apresentados exigidos pela categoria

Manifestantes ocupam Assembléia

As manifestações que tomaram conta do Centro de João Pessoa nesta quinta-feira (25) continuam causando transtorno no trânsito de João Pessoa. Os protestos de taxistas e agricultores em mobilização interromperam algumas vias da Capital. As linhas de ônibus tiveram seu itinerário desviado devido ao bloqueio de algumas ruas. Já o Terminal de Integração do Varadouro foi interditado, segundo informação da Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana ( Semob) da Capital.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a manifestação, os taxistas já conseguiram avançar em 11 dos 12 pontos apresentados exigidos pela categoria. Eles protestam o avanço do transporte clandestino na cidade, a invasão de taxistas de outros municípios, propina em hotéis e fiscalização à noite.
Os manifestantes se concentraram em frente ao Paço Municipal em exigência a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) para tratar sobre as negociações, mas a categoria foi atendida pelo chefe Gabinete do prefeito, Zennedy Bezerra, pelo secretário de Gestão Governamental, Rodrigo Soares e pelo diretor de Operações da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Queirós.
Segundo Zennedy, os pontos avançados se tratavam sobre o combate aos transportes clandestinos, invasão dos táxis de outros municípios, fiscalização dos táxis com sistema de rádio táxi de outros municípios e trabalhando na Capital, pagamentos de propinas entre transporte de turismo, fiscalização com blitz em conjunto com a BPTran a noite e nos fins de semana, sinalização precária nas praças de táxis, construções de abrigos com alguns pontos de táxis, fiscalização nos eventos, determinando os locais para taxistas, propostas de parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida e analisar os débitos do ano de 2011 e 2012 do ISS que os taxistas são isentos.
“O governo está aberto ao diálogo e nossa proposta inicial é ouvir as reivindicações dos taxistas e de qualquer outra categoria. Já avançamos em 11 pontos e estamos abertos para conversar sobre qualquer assunto. O prefeito Luciano Cartaxo sempre esteve aberto ao diálogo como tem feito desde o início do seu governo. Aguardamos agora apenas uma definição por parte da categoria”, destacou o secretário Zennedy Bezerra.
Já o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), após as manifestações dos trabalhadores rurais resolveu alterar a agenda administrativa e recebe em audiência uma comissão formada por agricultores nesta quinta-feira. A reunião segue a portas fechas no Palácio da Redenção.
Os representantes do movimento Passe Livre deixaram o plenário da  Assembleia Legislativa da Paraíba na tarde desta quinta-feira (25). Os manifestantes ocuparam a Casa de Epitácio Pessoa desde a tarde dessa quarta-feira (24). O grupo foi em direção a cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa.
De acordo com um dos líderes da manifestação, Tácio Teixeira, os manifestantes foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Marrcelo (PEN), que se comprometeu a enviar um expediente para o governador solicitando uma audiência entre o governador e os estudantes para a próxima terça-feira (30).  Teixeira contou também que na terça-feira os deputados irão realizar uma sessão especial para tratar dos problemas da mobilidade urbana da Capital. De acordo um dos líderes da mobilização, Tácio Teixeira, cerca de 40 pessoas dormiram na ALPB.

Os manifestantes exigiram a instauração pelo Legislativo uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o faturamento do das empresas de transporte público de João Pessoa e outra para averiguar o suposto esquema de desvio de verbas do programa de internet, Jampa Digital, além da redução nas tarifas de ônibus, passe livre para estudantes e a revogabilidade da lei que possibilita a privatização de políticas públicas.
O protesto dos motoristas acontece exatamente no Dia do Motorista. Mais de 500 taxistas percorreram as principais ruas do Centro de João Pessoa. Eles saíram da praça Pedro Gondim, desceram a avenida Camilo de Holanda, Parque Sólon de Lucena (Lagoa), viaduto da avenida Miguel Couto, Terminal da Integração do Varadouro, Comando Geral da Polícia Militar e Paço Municipal.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Henriques Filho, o objetivo da manifestação foi contra o avanço do transporte clandestino na cidade, a invasão de taxistas de outros municípios, propina em hotéis, fiscalização à noite. Eles pararam em frente ao Paço Municipal e foram recebidos pelo chefe de gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Zennedy Bezerra. 
As manifestações fizeram com que a Semob realizasse um esquema especial de trânsito para evitar transtornos da população. Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), as linhas de ônibus estão descendo até a Lagoa e retornando para os bairros, com exceção do corredor da Via Oeste e a avenida Tancredo Neves.
Já a manifestação dos agricultores, chamada de 'Grito da Terra Paraíba', foi em comemoração ao dia do Trabalhador Rural, e participaram, cerca de 5 mil trabalhadores de vários municípios paraibanos. Objetivo foi cobrar do Poder Público respostas para os principais problemas enfrentados pela população do Campo, na Paraíba.
Eles saíram da sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e seguiram em caminhada a Praça João Pessoa, onde ocorreu uma sessão especial na Assembleia Legislativa, de forma campal, em homenagens aos 50 anos do órgão. Também houve um ato público, quando os manifestantes entregaram ao governador Ricardo Coutinho, os 111 pontos da pauta de reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!