Nova pesquisa confirma queda de popularidade de Dilma, mas presidente mantém liderança para 2014
Quase 35% dos brasileiros apoiam a reeleição da petista, segundo sondagem da CNT
Para o presidente da CNT, situação ainda pode ser revertida Ed Ferreira/11.07.2013/Estadão Conteúdo
O índice está tecnicamente igual ao de desaprovação, que oscilou de 20,4% para 47,3%. Não souberam ou não responderam somam 3,4%.
A avaliação positiva do governo Dilma também despencou, passando de 54,2% para 31,3%. A avaliação negativa foi de 9% para 29,5%. Já a porcentagem de pessoas que consideram a gestão dela regular subiu de 35,6% para 38,7%. Entre os entrevistados, 0,5% não soube opinar ou não respondeu a essa pergunta.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, a situação ainda pode ser revertida.
— A posição é que pode recuperar e pode também não recuperar, isso depende da resposta aos protestos, que estão muito ligados dependendo da área. Nos centros urbanos, a principal demanda, por exemplo, é transporte.
Aprovação do governo Dilma cai oito pontos e vai a 55%, diz pesquisa CNI/Ibope
Leia mais notícias de Brasil
Ibope confirma queda de 8% na aprovação do governo Dilma
Os dados da CNT confirmam a queda apontada por pesquisa Datafolha divulgada no dia 28 de junho. Na ocasião, a sondagem apontou que 30% dos brasileiros consideravam a gestão da petista boa ou ótima, sendo que na primeira semana de junho — antes das manifestações que se espalharam pelo Brasil — o número chegava a 57%.
Liderança
Mesmo com a queda nos números, a presidente ainda lidera a corrida presidencial para 2014, com 34,4% da intenção de votos no primeiro turno. Em segundo lugar vem Marina Silva (Rede), com 20,7%, seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 15,2%, e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que tem 7,4% das intenções de voto.
Se Dilma fosse para o segundo turno com Marina Silva, lideraria a disputa com 38,2% dos votos, contra 30,5% de Marina. Em caso de segundo turno com Aécio Neves, a petista também ganharia a corrida ao Planalto, com 39,6% da intenção de votos.
Quando a pergunta mirou especificamente a presidente Dilma, 20,5 % dos entrevistados responderam que ela seria a única candidata em quem votariam, mas 44,7% afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum.
Nesta edição do estudo da CNT foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 134 municípios de 20 Estados, entre os dias 7 e 10 de julho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário