52 anos de emancipação política
![]() |
Livro da história de Caaporã vol 2 Autora: Lucia Santos |
Parabéns Caaporã pelos seus 52 anos de história!!!
Lugar bom de morar. Os seus moradores são batalhadores e hospitaleiros.
Atualmente, Caaporã vive no processo de desenvolvimento industrial, onde várias empresas estão se instalando no seu território, gerando empregos e enriquecendo a economia local, através desse processo industrial o governo estadual está realizando obras de infraestrutura na rodovia PB-044 E no distrito industrial.

Caaporã é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 20.653 habitantes, distribuídos em 150 km² de área.
História
Em 1800, as terras que hoje compõem o município pertenciam ao Coronel Monteiro, e o Engenho Tabú ao Sr. João de Sá. Em 27 de dezembro de 1964 ela foi emancipada, hoje tem aproximadamente 25 mil habitantes. Quanto a localidade situava-se no caminho de acesso às praias de Pitimbu e Acaú por onde os moradores de Goiana costumavam passar a caminho do mar. O povoado desenvolveu-se à beira deste caminho.
O distrito foi criado com a denominação de Caaporã, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31 de dezembro de 1943, subordinado ao município de Maguari. Em 1948, o município de Maguari passou a denominar-se Cruz do Espírito Santo. Elevado à categoria de município com a denominação de Caaporã, pela lei estadual nº 3130, de 27 de dezembro de 1963. O município foi instalado em 2 de fevereiro de 1964.
Geografia

O município de Caaporã encontra-se inserido na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. O clima é Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.634 mm. A vegetação predominante é a Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e transição Cerrado/ Floresta.
Caaporã está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Abiaí. Seus principais cursos d'água são os rios Papocas, Camocim, Pitanga, Dois Rios, do Galo e Goiana, e os riachos: Taberubus, Cupissura, Tamandu à e Farias, todos de regime de escoamento perene.



Economia


Nenhum comentário:
Postar um comentário