CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SAÚDE

Profissionais da SMS orientam sobre cuidados em casos de dengue, chikungunya e zika

 

 
Nos últimos dias se tem falado muito sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele transmite: dengue, chikungunya e principalmente o zika vírus. Para não ser acometido de nenhuma dessas enfermidades, o ideal é impedir que o mosquito se reproduza, eliminando todos os possíveis criadouros. Mas caso fique doente, o pessoense deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência para receber atendimento.
O médico da USF Estação Saúde, no bairro do Geisel, João Rodolfo, explica que os sintomas da dengue, chikungunya e zika são muito semelhantes, diferenciando apenas na intensidade em que eles aparecem. Em resumo, na dengue a febre é intensa e vem acompanhada de dor corpo, que pode deixar o paciente de cama e no fim do ciclo aparecem as manchas vermelhas no corpo. Com dengue, a pessoa tem no máximo sete dias de febre.
Na zika, as manchas vermelhas pelo corpo são mais fortes e aparecem geralmente no começo e muitas vezes não há febre ou ela aparece de forma branda, acompanhada de dor de cabeça e mal estar geral, cansaço e falta de apetite. O curso médio da zika é de 5 a 7 dias. “Na chikungunya, sempre há febre alta e muita dor na articulação com inchaço e vermelhidão. Essa dor na articulação é muito maior do que nas outras duas doenças. Vale lembrar que até o momento não foi registrado nenhum caso de chikungunya em João Pessoa”, esclarece João Rodolfo.
O profissional destaca ainda a importância em procurar atendimento médico e deu dicas de recuperação. “Caso sinta algum dos sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde. O ideal é que se tome muito líquido e faça repouso. Quanto mais líquido tomar e quanto mais repouso fizer, mais rápido o paciente se recupera”, explicou o médico.
Ações intensificadas – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. O monitoramento e controle do vetor já são realizados diariamente pelos Agentes de Saúde Ambiental (ASA) nos diversos bairros da Capital.
A participação da população no combate ao mosquito é fundamental. “Todos precisam fazer o dever de casa, não deixar acumular lixo e água parada e ser vigilantes dos espaços particulares. No que diz respeito aos espaços públicos, as pessoas podem ligar para o Centro de Vigilância Ambiental nos telefones 3218-9357,3218-7780 e 3214-5718”, explica o gerente da Vigilância Ambiental da SMS, Nilton Guedes.
Como combater o mosquito – Eliminar a água parada é a melhor forma de se combater o Aedes aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika. Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.


FONTE: Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!