CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LITORAL SUL DA PARAÍBA


GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CONFIRMA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PARAÍBA E PRINCIPALMENTE NO LITORAL SUL DO ESTADO
 
 
 
Pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) adota um modelo de gestão focado em resultados, baseado na integração das forças policiais e que dá ênfase à transparência dos dados estatísticos com a publicação trimestral dos números da violência.
O trabalho realizado nos últimos 17 meses começa a surtir efeitos significativos e os dados apontam para uma queda no número de homicídios e crimes contra o patrimônio, contrariando um crescimento vertiginoso da violência nos últimos 11 anos.
Redução dos índices – De janeiro a maio de 2012, a polícia obteve uma queda de 4,3% no número de homicídios, em relação ao mesmo período de 2011. Foram contabilizados 667 assassinatos, 30 a menos que no mesmo período do ano anterior. No mês de maio foram contabilizados 104 homicídios, sendo o menor número registrado desde outubro de 2009.
Em 2011, várias cidades apresentaram redução no número de homicídios em relação ao ano anterior. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a maior queda foi registrada na cidade de Bayeux (23%), onde foram contabilizados 78 assassinatos em 2010 e 60 em 2011. No acumulado de 2012, Bayeux já obtém uma redução de 7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Também merece destaque a redução em Cabedelo (de janeiro a maio), de 31% no número de homicídios.
Na área do Litoral Sul, os melhores resultados (2010/2011) foram obtidos nas cidades de Caaporã (41%), Pitimbu (15,3%), Pedras de Fogo (18,7%) e Alhandra (18%). Na região do Brejo, as cidades que mais avançaram no controle da criminalidade foram Guarabira, que reduziu os homicídios em 21,7% e Campina Grande, com 11,56%. Na Rainha da Borborema, foram contabilizados 199 assassinatos em 2010 e 176 em 2011.
Já no Sertão, o destaque foi a cidade de Cajazeiras, com uma redução de 28%. O número de mortes caiu de 14 em 2010 para 10 em 2011.
Este ano, de janeiro a maio, o melhor resultado de redução de CVLI na região acontece em Catolé do Rocha. Em 2011, foram computados sete homicídios e apenas dois em 2012. Os dados absolutos de homicídios do primeiro trimestre na Paraíba já estão disponíveis no Portal do Governo (www.paraiba.pb.gov.br).
Outros indicadores – Com a atual política de segurança, o Estado não só registrou uma queda no número de mortes violentas, como aumentou o número de prisões, de operações policiais e, consequentemente, de apreensões de armas e drogas.
De janeiro a maio de 2012, foram retiradas de circulação 1.210 armas, 48% a mais que no mesmo período do ano anterior, que por sua vez foi 8% maior que em 2010. Entre as armas apreendidas estão revólveres (708), espingardas (339), pistolas (113) e outras (50). Durante todo o ano de 2011, as polícias Civil e Militar apreenderam 2.179 armas.
“Para combater a violência é preciso retirar as armas das mãos de criminosos. A polícia tem feito um excelente trabalho e isso tem refletido diretamente na redução dos homicídios e crimes contra o patrimônio”, afirmou o secretário.
Para estimular ainda mais a apreensão de armas no Estado, o governador Ricardo Coutinho assinou a Lei 9.708 que criou a bonificação por arma apreendida. A partir de agora, policiais civis e militares poderão receber de R$ 300 a R$ 1.500 de bônus por cada arma de fogo apreendida.
A bonificação varia conforme o potencial lesivo da arma de fogo e as circunstâncias da apreensão. O bônus pecuniário será pago por arma de fogo apreendida, dividindo-se o valor em partes iguais entre os componentes da equipe, patrulha ou guarnição que efetuar a apreensão da arma. A regulamentação da Lei estadual foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (12).
Apreensão de drogas – Também merecem destaque as apreensões de drogas efetuadas pelas polícias em todo o Estado. No período de janeiro a maio de 2012, houve aumento de 135% nas apreensões de crack e de 19% na quantidade de maconha, na comparação com o período do anterior. Durante todo o ano de 2011, a polícia apreendeu mais de meia tonelada de drogas e incinerou aproximadamente 200 quilos de entorpecentes.
Mesmo com os avanços, o governador Ricardo Coutinho ressalta que o momento não é de comemoração. “Não é hora de festejar, mas de compartilhar os desafios e os avanços obtidos durante a gestão. Estamos vencendo etapas e existe uma condição plena de reversão da violência. Queremos fechar 2012 com números bem melhores”, afirmou o governador.
Os investimentos em reaparelhamento das polícias e na construção de uma polícia cada vez mais próxima da população continuarão sendo prioridades do atual governo. “A integração das polícias é o que existe de mais aprimorado no campo da segurança pública, por isso é nossa estratégia de Governo. O Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) de Manaíra é a primeira experiência nesse sentido e queremos que seja bem sucedida”, destacou o governador, na ocasião da apresentação do balanço da segurança pública no dia 4 de junho, no Palácio da Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!