CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POLÍTICA

LITORAL SUL: DAS 55 VAGAS PARA VEREADORES, 7 SERÃO OCUPADAS POR MULHERES

Vereadoras eleitas nos municípios do Litoral Sul da Paraíba/Fotos/Divulgação TSE
Nas cidades do Litoral Sul da Paraíba (Alhandra, Caaporã, Conde, Pitimbu e Pedras de Fogo), apenas 12, 72% das 55 vagas para vereadores disputadas nas últimas eleições de 7 de outubro, foram conquistadas por mulheres. Os números são muito pequenos e reflete uma tendência nacional, apesar de aumentar o número de mulheres que disputam as eleições municipais, esse reflexo não é sentido nos resultados apurados.

Em Alhandra e Conde e Pitimbu, apenas uma mulher foi eleita em cada cidade. Em Pedras de Fogo e Caaporã 2 mulheres foram eleitas. Em Caaporã, as mulheres acabaram por perder uma vaga, visto que nas eleições de 2008 foram eleitas três mulheres (Cleidiones, Didi e Josy), nestas eleições, as atuais vereadoras não conseguiram se reeleger e deram lugar a Irmã Ivanilda (PT) com 445 votos (3,43% dos votos válidos) e Nô de Cupissura (PP) com 359 votos (2,71% dos votos válidos). Em Alhandra, apenas a candida Geiza (DEM), conseguiu ser eleita vereadora com 567 votos (4,17% dos votos válido), sendo que nas eleições de 2008 nenhuma mulher conseguiu ser eleita naquele município.

Na cidade de Pedras de Fogo, aumentou uma vereadora em relação as eleições de 2008, quando apenas uma mulher havia se elegido, foram eleitas este ano Preta com 455 votos (2,8% dos votos válidos) e Isabella com 393 votos (2,42% dos votos válidos). Já em Pitimbu, a vereadora Bibi, conseguiu ser reeleita com 191 votos (2,19% dos votos válidos) e, assim, se manter na Câmara Municipal. Em Conde, não havia nenhuma mulher eleita nas eleições de 2008, este ano, uma mulher, Taninha Pimentel, foi eleita vereadora com 449 votos (3,18% dos votos válidos).

Zildo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!