CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

POLÍTICA


Confira a votação por bairros para prefeito de João Pessoa

Prefeito eleito de João Pessoa com 68,13% dos votos só não conseguiu superar o adversário no Roger
Luciano e Cícero
Os números da apuração por bairro na disputa pela prefeitura de João Pessoa demonstram que a vitória do petista Luciano Cartaxo ocorreu com a aglomeração de forças no segundo turno. Ele conseguiu superar o seu opositor em quase todos os núcleos habitacionais da cidade. Cícero Lucena (PSDB) conseguiu superar o candidato do PT em apenas um dos 56 bairros demarcados pela Justiça Eleitoral – o Roger. O mesmo ocorreu no primeiro turno, porém, com a diferença entre eles caindo de 442 votos para 259 (5,9% dos votos válidos), nesta etapa final.

A situação de Cartaxo, que conseguiu o maior número de lideranças políticas como apoiadores no segundo turno, foi de liderança folgada na ampliação de sua votação em relação ao primeiro turno. 

Em nenhum dos bairros, nem mesmo no Roger, o tucano conseguiu superar o contingente de eleitores que o petista aglutinou nesta etapa final. Para se ter um ideia, em Tambaú, o candidato vencedor conquistou 2,1 vezes mais votos que o tucano, comparando o primeiro e o segundo turnos. 
Votação por bairro
Foto: Votação por bairro
Créditos: Jornal Correio da Paraíba

Em bairros como o Cristo e o Bessa, o índice de superioridade em conquistar mais votos do petista foi de 1,8 vezes superior ao de Cícero Lucena. Sobre os números no Altiplano, Luciano Cartaxo conseguiu ampliar sua votação em 1,85 vezes acima do tucano. O bairro é onde reside o ex-governador e candidato a prefeito no primeiro turno José Maranhão, que assumiu neutralidade neste segundo turno. 

O partido do ex-gestor, no entanto, teve várias lideranças aderindo à candidatura petista. No bairro de Mangabeira, onde o TRE considera seis núcleos habitacionais diferentes, a média de votos conquistados pelo petista, quando comparados o primeiro e o segundo turno, é 1,5 vezes maior que o de Cícero.

Votação ampliada em 74,87%

Para ser eleito prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo conseguiu ampliar sua votação em todos os bairros, com uma média de 74,87%, do primeiro para o segundo turno. O maior índice alcançado por ele foi no João Agripino com 120% e no Jardim Veneza 94,35%.

Já o candidato Cícero Lucena conseguiu uma média de crescimento em 53,27%. O maior índice alcançado pela candidatura do tucano foi no bairro de Miramar, com 83,61%, seguido pelo Treze de Maio com 72,52%. 
No Roger, local onde Cícero conseguiu bater o petista na votação, o seu crescimento foi de 46,68%, porém, o adversário do senador  conseguiu ampliar seu resultado nas urnas em 80%.
Divergência nos mapas
O mapa utilizado para ilustrar esta matéria segue os limites informados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que consiste no zoneamento administrativo realizado pelo Departamento de Geoprocessamento, da Secretaria de Planejamento. De acordo com a carta o município é dividido em 65 bairros, porém, o número diverge do mapeamento utilizado pela Justiça Eleitoral, que considera 56 bairros na cidade.

O mapa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deixa de considerar algumas localidades como bairro e computam os votos de algumas comunidades junto aos de outros bairros. Um exemplo claro dessa situação é o bairro de Mangabeira. Pelo mapa do TRE, são seis bairros diversos. Já pela carta da Prefeitura, Mangabeira é único.ersário do senador  conseguiu ampliar seu resultado nas urnas em 80%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!