CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 12 de junho de 2012

DIREITO DE ANDAR DE GRAÇA, CASO CARTÃO NÃO FUNCIONE.


Procon notifica AETC-JP e garante acesso livre a ônibus da Capital

Os passageiros prejudicados com a mudança no sistema de bilhetagem eletrônica não podem ser impedidos de ter acesso aos ônibus da Capital. A decisão foi tomada pelo Procon de João Pessoa que notificou ontem a Associação das Empresas de Transporte Coletivo da cidade de João Pessoa  (AETC-JP).

Bilhetagem eletrônica
O órgão de defesa do consumidor estabeleceu o prazo de 72 horas para a normalização do atendimento e alertou que os passageiros que não conseguirem efetuar o pagamento através do seu cartão de passagem, tenham acesso gratuitamente até que o problema seja resolvido. Ou seja, se a determinação não for cumprida até amanhã, tanto a associação quanto às empresas de ônibus poderão ser autuadas e multadas.
O Procon alerta que os passageiros que se sentirem prejudicados deverão anotar o número do ônibus e nome da empresa e reclamar nos órgãos de defesa do consumidor. Só ontem mais de 20 pessoas procuraram o órgão para denunciar, fora as queixas que foram feitas por telefone.
Na manhã de ontem, centenas de pessoas tiveram de enfrentar chuva, sol e uma fila quilométrica para trocar os cartões de passagem de ônibus que não foram convertidos automaticamente. A fila saía da sede da AETC-JP, na Rua Treze de Maio, passava pela Rua Eliseu Cézar e seguia até a Rua Santo Elias. Desde a última sexta-feira, um novo sistema de bilhetagem eletrônico passou a vigorar nos ônibus da Grande João Pessoa. Ontem, ainda, passageiros relataram que cobradores e motoristas não permitiram mais a entrada pela dianteira dos ônibus e tiveram de pagar passagem.
“Hoje tive de pagar passagem e muitos colegas faltaram à aula por causa dessa situação com os cartões. Eles deveriam ter dado mais tempo para a gente trocar o cartão”, disse o estudante Victor Henrique Rocha. Já funcionária pública Vera Lúcia Soares teve que faltar o trabalho para tentar resolver a situação. “Estou esperando nesta fila há pelo menos três horas e vou perder o trabalho, porque não vai dar tempo. É um absurdo fazer tudo isto sem avisar à população antes. Nós que estamos sofrendo com a espera, embaixo de chuva, com fome e pagando passagem”, disse.
O diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho salientou que os passageiros que não tiverem seus cartões validados realmente não devem pagar pela passagem, tendo portanto, direito ao trajeto sem custos. “É importante que os passageiros tentem validar seus cartões nos ônibus e apenas em casos em que isso não foi possível é que devem procurar os postos da AETC. Se algum cobrador insistir em cobrar pela passagem, os usuários devem anotar o número do ônibus e o horário em que isso aconteceu e protocolar reclamação na sede da AETC que será ressarcido com a reposição do valor cobrado em seu saldo no cartão de passagem”, explicou.
Para ele, as longas filas que se sucederam durante todo o dia de ontem foi uma surpresa, uma vez que houve plantão de atendimento durante o fim de semana. Segundo Tourinho, existem cerca de 500 mil cartões na capital que precisam ser validados e a grande maioria pode ser validada nos ônibus. “Todas as pessoas que estão na fila serão atendidas. Só fecharemos os guichês quando não existir mais nenhum usuário aguardando. Acreditamos que amanhã não teremos filas, mas não dá para prever”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!