CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 25 de março de 2014

POLÍTICA

Reportagem sobre violência na Capital paraibana é tema de pronunciamento na CMJP 

 

Uma reportagem de destaque veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, que apresentou a cidade de João Pessoa como a terceira Capital mais violenta do país e a nona do mundo foi o tema principal do pronunciamento do vereador Bira (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (25). O parlamentar ainda apresentou alguns índices da violência na cidade. 
Reportagem sobre violência na Capital paraibana é tema de pronunciamento na CMJPDurante seu pronunciamento, o vereador exibiu a videorreportagem, que se baseou em um levantamento feito pela Organização Não-Governamental (ONG) mexicana Seguridade, Justiça e Paz. A entidade levou em consideração a proporção entre o tamanho da população e a quantidade de homicídios dolosos, registrados em 2013 em cidades com mais de 300 mil habitantes e divulgou a lista com as 50 com o maior índice de crimes deste tipo no mundo. João Pessoa contabilizou 515 casos de homicídio doloso em 2013, conforme os dados da ONG mexicana.  
 Bira enfatizou que a situação de João Pessoa só não ficou pior do que a de Maceió (AL) e Fortaleza (CE), que apareceram no primeiro e segundo lugar, respectivamente, dentro da relação das mais violentas do País. De acordo com ele, João Pessoa tem uma taxa de homicídios considerada epidêmica pela Organização Mundial da Saúde: são 66 para cada 100 mil habitantes.  
 Além do número de homicídios no Estado, a reportagem do Fantástico denunciou o comércio de drogas ilícitas na orla da capital paraibana, em frente à Delegacia do Turista, no bairro de Tambaú, e indicou que a prática criminosa é diretamente ligada ao alto índice de mortes, segundo o Ministério Público (MP). Nas imagens pode-se observar que os compradores chegam a pé, de carro, até se atrapalham e disfarçam mal, mas ninguém para a ação dos criminosos.
"O traficante não se preocupa com a polícia. No fim do dia, o delegado titular da delegacia do turismo, Francisco Azevedo, chama dois rapazes, um deles é o homem flagrado vendendo drogas. Eles entram, ficam três minutos, e, logo em seguida, deixam o prédio para voltar à rotina. O delegado fala que suspeitava do tráfico na região e chamou os dois em busca de informações. Que tipo de informação esse traficante deu? Ele deveria ter sido detido para averiguações e não voltar a circular livremente como acontece nas imagens", comentou o vereador.
Bira falou que está acontecendo um verdadeiro genocídio da população jovem da cidade e especialmente da população negra, que está sendo dizimada pela escalada da violência. De acordo com ele, em 2001, João Pessoa estava na 19ª posição entre as cidades mais violentas do País; em 2010 já estava na sétima posição e nos últimos dados encontrava-se na terceira.
"Ainda trago outro dado alarmante, que são as ocorrências de assaltos nas agências bancárias, ocorrências nas quais se evidencia a violência nas mais diversas formas. Vemos uma cidade pacata, e de uma hora para outra, ouvem-se explosões em caixas de banco que assustam a população. Foi por essa falta de segurança que os estudantes do Lyceu Paraibano fizeram um protesto na semana passada, durante o qual lembraram a morte de um segurança da instituição, assassinado em confronto com um delinquente que pretendia entrar na unidade de ensino. Falta a Ronda Escolar que servia para coibir a violência nas regões das unidades de ensino. Precisamos ter de volta esse serviço", pediu o vereador.
Em seus apartes, os vereadores Sérgio da SAC (PSL), Dinho (PR), Eliza Virgínia (PSDB), Raíssa Lacerda (PSD) e Benilton Lucena (PT) corroboraram com as palavras de Bira e cobraram ações efetivas e urgentes para coibir a violência na cidade, e assim evitar a imagem degradante da Capital. Já o vereador Zezinho Botafogo (PSB) disse que o tema não é preocupante apenas em João Pessoa, mas em todo o País e garantiu que o Governo Estadual tem investido na segurança pública de todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!