PB atinge 58% da meta da campanha emergencial de vacinação contra sarampo
Sarampo
é uma doença que pode atingir crianças e adultos e transmissão acontece
através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar
No estado, apenas o município do Conde ultrapassou a meta, vacinando 98,82% das crianças. A cidade de João Pessoa imunizou 53,59%, Bayeux 62,96%, Cabedelo 63,41% e Santa Rita 68,68%. De acordo com a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Maria do Carmo, esses números não são definitivos, pois os municípios têm até a próxima semana para atualizar os dados no sistema. “A campanha emergencial foi encerrada, mas os municípios ainda têm até dia 25 para digitar e incluir os números no sistema de informação, e só assim vamos saber o real alcance da campanha”, disse.
A campanha emergencial de vacinação contra o sarampo teve por objetivo interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste, uma vez que os estados do Ceará e Pernambuco apresentam um surto da doença. A meta da campanha era vacinar 95% de 70.747 crianças no estado. Segundo Maria do Carmo, a SES avalia como satisfatório o resultado da campanha emergencial contra o sarampo.
“Mesmo com os números ainda em aberto no sistema, já podemos dizer que o resultado da campanha foi bom. Estivemos presente acompanhando em alguns municípios vimos que a procura foi boa. Creio que com a consolidação dos números possivelmente atingiremos a meta estipulada”, explicou.
A enfermeira da SES ainda lembrou que a vacina contra o sarampo não está mais disponível de forma emergencial, mas continua sendo oferecida para seu público regular do calendário de vacinação, ou seja, crianças que vão tomar a primeira dose (com 1 ano) e o reforço (com 1 ano e 3 meses).
O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode atingir crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário