Começam as mudanças na fiscalização eletrônica do trânsito de João Pessoa
Semob vai substituir os equipamentos 'Bandeirões' na orla por outros do tipo radar fixo discreto (similares aos da BR-230)
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) está modificando a concepção de parte do modelo de fiscalização eletrônica implantada na cidade. O Portal Correio já havia adiantado informações sobre essas alterações. Atualmente são utilizados o redutor eletrônico de velocidade (lombada eletrônica) e o detector eletrônico de velocidade (bandeirão). No novo conceito, a Autarquia irá substituir os equipamentos, localizados na orla, na sua grande maioria do tipo “bandeirão”, por equipamentos do tipo radar fixo discreto (similares aos existentes na BR-230).
Nos locais onde existem lombadas eletrônicas, os equipamentos serão do mesmo modelo, mas terão a tecnologia substituída por outra mais avançada, o que proporciona um maior controle e gestão da informação do trânsito na cidade.
Roberto Pinto, superintendente adjunto da Semob, explicou que o objetivo da ação é diminuir os acidentes ocorridos na cidade. “Não desejamos que nenhum veículo seja multado, por isso, vamos sinalizar as avenidas para que os condutores tomem conhecimento da existência do equipamento e mantenham a velocidade dentro do limite permitido. Essa ação, inclusive, é uma medida esperada pela sociedade, principalmente quando ocorrem acidentes trágicos”, ressaltou.
A Semob conta com 28 equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, que monitoram 57 faixas de rolamento. Com a mudança, passará a ter 35 equipamentos monitorando 71 faixas. “Nesse primeiro momento não estão sendo instalados equipamentos em novas avenidas, mas aumentando o número de equipamentos por avenida, justamente para proporcionar o monitoramento ao longo da via”, esclareceu Roberto Pinto.
As Avenidas Cabo Branco, Ruy Carneiro, Edson Ramalho e João Câncio da Silva (Manaíra), e Argemiro de Figueiredo e Fernando Luiz Henrique dos Santos (Bessa) serão monitoradas do início ao fim da via com velocidade constante em 50 km/h. Com isso, a Semob espera contribuir para a redução dos acidentes provocados por excesso de velocidade.
Quando começa - Os equipamentos do tipo radar fixo discreto, que já estão sendo instalados nas avenidas, entrarão em funcionamento no início de abril. A expectativa é que até o final da primeira quinzena de maio todos os equipamentos tipo “bandeirão”, localizados fora da área da orla, serão substituídos gradativamente por lombadas eletrônicas no mesmo local.
A exceção são os “bandeirão” localizados nas Ruas Adalgisa Carneiro Cavalcante e Cícero Leite (Cuiá), que serão substituídos por lombadas eletrônicas já a partir desta quarta-feira (12). A modificação veio atender a uma solicitação dos moradores, que pediram um redutor de velocidade na área. A Semob realizou um estudo técnico concluindo pela necessidade do equipamento, por isso decidiu pela relocação das lombadas eletrônicas em alguns metros, facilitando a travessia de pedestres.
Campanha educativa - A Semob esclarece que nenhum equipamento do tipo radar fixo entrará em operação sem a devida campanha educativa.
No fim de março serão realizadas ações educativas dando sequência à campanha “Eu Quero Paz no Trânsito”, voltada para a conscientização dos condutores quanto à necessidade de obedecer aos limites de velocidade, bem como esclarecer a população sobre a nova metodologia de fiscalização eletrônica nos locais onde haverá mudanças. Durante a campanha, serão instalados banners nas avenidas que contarão com os novos equipamentos. Também serão implantadas placas de regulamentação de trânsito informando a velocidade limite da via e a existência do equipamento de fiscalização eletrônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário