CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO - ( PSS )


1º fase do PSS elimina 41% dos inscritos; 25.999 disputam vagas da UFPB

O presidente da Coperve, João Lins, lembrou que o processo deste ano foi muito atípico, por causa da mudança de data para adequação à Lei de Cotas
Lista do vestibular da UFPB
O vestibular da Universidade Federal da Paraíba, dos 43.918 inscritos, apenas 25.999 (59,25%) vão fazer provas nos próximos dias 20 e 21. O baixo número de candidatos aprovados é atribuído, em grande parte, ao número de faltosos nos PSS 1 e 2 (9.867 não compareceram à primeira etapa), e ao baixo desempenho, pois 7.963 obtiveram nota zero ou não atingiram 15% de acertos nos testes que avaliam o aprendizado no ensino médio.
O presidente da Coperve, João Lins, lembrou que o processo deste ano foi muito atípico, por causa da mudança de data para adequação à Lei de Cotas. “Nunca houve um número de faltosos tão grande quanto o deste ano”, disse. 

Sobre os alunos que não atingiram 15% de acertos em alguma das três áreas de conhecimento (Humanas, Exatas, Biológicas), Lins destacou que o número subiu consideravelmente em relação ao ano passado, que foi de aproximadamente 5 mil. Ele disse que a entidade ainda não tem uma análise detalhada que possa indicar o baixo nível de desempenho dos alunos, mas que além da falta de conhecimento sobre os assuntos das provas, muitos alunos também podem ter errado na hora do preenchimento do gabarito.

Segundo o professor de História, Mário Romero Júnior, a falta de interesse e de foco em relação ao estudo e o pouco acompanhamento do desempenho dos alunos por parte dos pais são os fatores principais para tantos alunos zerarem ou obterem desempenhos abaixo do ideal. “Está faltando para os alunos foco nos estudos. Estamos na era da informação e eles tem várias opções de artigos e materiais para serem vistos”, disse. O distanciamento de pais e alunos também é citado por Mário: “Muitos pais trabalham durante todo o dia e não acompanham os estudos dos filhos, não há cobrança”.

Específicos

Os 306 candidatos do PS 2013 para as graduações em Música, Teatro, Artes Visuais, Tradução e Dança farão prova de conhecimento específico nos dias  17 e 18 e prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e de Redação, do PSS-3, no dia 20. Os 75 candidatos inscritos para os cursos sequenciais em Música farão prova de Língua Portuguesa dia 20 e de conhecimento específico nos dias 21 e 22.

Locais 

A Coperve também divulgou os resultados individuais obtidos pelos candidatos e a relação das pessoas convidadas para o trabalho de fiscalização das provas do PSS 3, em João Pessoa. 

Às 18h desta quinta-feira (10) serão divulgados os locais de provas dos candidatos que irão fazer o PSS 3. Na sexta-feira (11), também às 18h, estarão disponíveis as imagens das folhas de resposta de cada candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!