CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FALTA DINHEIRO NO BOLSO DOS SEVIDORES PÚBLICOS!!!


Empossados se deparam com atrasos de salários deixados por ex-prefeitos

Em Campina Grande, os agentes de trânsito da STTP retornaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (02), após paralisarem as atividades desde o dia 26 de dezembro
12
Servidores fazem protesto

Prefeitos de dezenas municípios do interior da Paraíba assumiram













os mandatos e terão como prioridade a negociação com as categorias, na tentativa de atualizar os salários dos servidores. O Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região (Sinfemp) anunciou que vai procurar gestores empossados nesta terça-feira (1º de janeiro) para discutir o pagamento dos salários atrasados.

O novo prefeito de Areia, Paulo Gomes (PRB), e o vice André Perazzo (PPS) denunciaram que a gestão anterior apagou os arquivos dos computadores que continham a folha de pessoal. “Não temos nenhum registro de nenhum servidor nos arquivos da prefeitura. Apagaram tudo só para tentar prejudicar a nossa gestão. É uma tentativa de fazer com que atrasemos os salários”, lamentou.

A presidenta do Sinfemp, Carminha Soares, resslatou que os prefeitos empossados dos municípios de Malta, Condado, São José de Espinharas, Cacimba de Areia e Patos assumiram a gestão com salários dos servidores em atraso. "Vamos protocolar pedido de audiência para discutir de imediato o atraso de salários desses servidores e a forma de pagamento junto aos novos gestores municipais", disse.
Os atrasos nos salários geraram protestos em vários municípios do interior, como em Sapé, onde eles ocuparam a sede da Prefeitura Municipal.
Em Campina Grande, os agentes de trânsito da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) retornaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (02), após paralisarem as atividades desde o dia 26 de dezembro. Eles afirmaram que o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo não pagou o 13º salário.

Segundo o presidente da entidade, Fábio Farias, os agentes resolveram retornar após diálogo com novo superintendente, concedendo um crédito de confiança. "A categoria tinha o entendimento de que a nova gestão não era culpada pelo caos administrativo da prefeitura, e após a conversa com Vicente Rocha, futuro superintendente da STTP, ficou claro o compromisso de sanar o problema tão logo assuma o cargo e também a promessa de que fatos como esse não ocorram mais com nossa categoria e também em toda gestão do novo prefeito. Por isso, resolvemos dar um crédito de confiança retornando às atividades, mas prontos para paralisarmos novamente caso não haja solução breve do problema", afirmou Fábio.

Em 40 dias, os agentes de trânsito paralisaram três vezes, devido atrasos do pagamento. Esta última foi a maior paralisação da classe. Os agentes não trabalharam durante as festividades de fim de ano.

Na região do Sertão, o Sinfemp também irá acionar todos os ex-prefeitos com "ações de cobrança para pagamento dos salários atrasados, o não repasse das mensalidades sindicais, além de entrar com ações por improbidade administrativa, por apropriação em débito de valores que não lhes pertencem".

Carminha assegurou que o Sinfemp entrou com ações de bloqueio contra as prefeituras, tendo algumas liminares sido mantidas e outras derrubadas pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. "Isso facilitou a retirada do dinheiro no Banco do Brasil por parte dos gestores municipais e boa parte não direcionou esses recursos para pagamento dos referidos servidores municipais", queixou-se. "Em virtude do recesso da Justiça, não foi possível analisar as atuais ações que tramitam nas comarcas de Patos (ações contra Cacimba de Areia e São José de Espinharas) e Malta (ações contra Malta e Condado), mas logo depois do recesso, a assessoria jurídica da entidade irá analisar cada processo", complementou.

Além da solicitação das audiências, serão realizadas assembleias gerais nos municípios do Sertão e outros que, por ventura, não tenham efetuado o pagamento dos meses de novembro, dezembro e 13º salário.

Em Areia, o prefeito  Paulo Gomes já acionou a Procuradoria Jurídica para que identificar os responsáveis por deletar os arquivos. Outro problema encontrado pelos novos gestores foi à ausência do sinal de internet. “Não temos nenhum sinal de internet, mas o prefeito já autorizou em caráter emergencial a contratação de um serviço para que os trabalhos possam começar em Areia”, declarou o vice André Perazzo.

Na Secretaria de Educação também foram detectados prejuízos. Alguns alimentos vencidos foram encontrados estocados e escondidos, o que provocou um grande desperdício.

Na Saúde, a prefeitura encontrou a única ambulância do Samu quebrada e encostada, sem o material de primeiros socorros. “Também em caráter emergencial o prefeito solicitou o conserto do automóvel para que os serviços de emergência possam ser realizados em caso de acidentes na cidade”, explicou o vice-prefeito, que lamentou o ‘presente’ de fim de ano deixado pelos antecessores.

De acordo com o prefeito, até as vassouras, os rodos e até mesmo o material da limpeza sumiram. Nada foi encontrado.

Conforme André, a aquisição de material de limpeza também já foi autorizada em caráter emergencial, assim como o restabelecimento do serviço de limpeza em todo o município.

“A antiga gestão informou que a transição seria tranquila, que entregaria tudo organizado, mas o que encontramos foi totalmente o contrário, encontramos um caos, programas com dados importantes apagados, carros quebrados, sujeira, enfim, tudo para prejudicar quem não quer entender o significado da democracia”, desabafou Perazzo.

Um Jeep pertencente à Secretaria de Agricultura do Município até agora está sumido. Conforme a atual administração, a antiga gestão entregou os documentos do veículo, mostrando que pertence ao patrimônio público, no entanto o automóvel não foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!