CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

QUE COISA!, NÉ?


PB vai ganhar ambulatório para cirurgias de mudança de sexo

Instalação deve ser no Hospital Universitário ou no Clementino Fraga, em João Pessoa, ainda este ano
HU pode fazer cirurgias de mudança de sexo
A Paraíba vai ganhar o primeiro ambulatório de saúde  para cirurgias de  redesignação sexual (mudança de sexo para transexuais homens e mulheres) pelo SUS.  O Conselho  Estadual de Saúde LGBT  já está discutindo onde o ambulatório funcionará. As opções são o Hospital Universitário ou o Hospital  Clementino Fraga, ambos em João Pessoa. As cirurgias começam em 2013, segundo Roberto Maia, diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST e Aids e um dos articuladores da instalação.
Cerca de 25 transexuais estão  na fase de preparação para mudança de sexo, deste quatro são mulheres que querem mudar o órgão genital feminino pelo masculino. “São transexuais que estão há quase dois anos em tratamento psiquiátrico e psicológico. Elas já retiram os seios e tomaram hormônios masculinos. Já as outras desejam  passar pela cirurgia para trocar o sexo masculino pelo feminino ”, disse Maia.
A coordenadora do Centro Estadual de Referência de Direitos em LGBT e Combate à Homofobia, Ângela Cândida, disse que a Secretaria de Saúde se posicionou favorável para instalação do ambulatório. “Existe uma demanda alta para as cirurgias, mas também queremos que o ambulatório amplie o leque de atendimento. Será um grande avanço”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!