CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

POLÍTICA


Luciano Cartaxo toma posse na PMJP e anuncia concurso para 1,3 mil vagas na Educação

O prefeito, no discurso de posse, destacou a gestão de Luciano Agra e enfatizou a coragem do ex-prefeito em apoia-lo e "apostou na aliança, limpa, transparente

Cartaxo discursa
Tomaram posse, nesta terça-feira (1º), o prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e o seu vice Nonato Bandeira (PPS). A solenidade aconteceu no final da tarde, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. Já a transmissão, quando o ex-prefeito Luciano Agra passou oficialmente o comando da Prefeitura de João Pessoa para o novo prefeito aconteceu às 19h.
A programação da posse do novo prefeito contou ainda com um culto ecumênico celebrado pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, e o presidente da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, pastor Estavam Fernandes. Apresentações artísticas e de cultura popular também marcaram a cerimônia.
O prefeito citou as bases de sua gestão, destacando a adequação da mobilidade urbana, a adequação da infraestrutura da cidade, educação e saúde de qualidades.  Ele revelou que o ministro da Saúde, Eliseu Padilha, lhe prometeu pelo menos mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em João Pessoa.

O auditório da Estação Ciências ficou lotado. A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) marcou presença, para saudar o primeiro prefeito da legenda a ser eleito prefeito do maior município da Paraíba. Luciano Cartaxo disse que pretende construir ainda pelo menos 15 novas creches municipais e se comprometeu em realizar concurso público para Educação, ainda no primeiro semestre deste ano, para 1,3 mil vagas.

No seu discurso de posse, Cartaxo começou elogiando o consenso alcançado por Durval na recondução à presidência da Câmara de Vereadores, pela quarta vez consecutiva. Ele também agradeceu o apoio dos familiares e lembrou, mais uma vez, os ensinamentos do seu pai, Célio Pires, já falecido.

Ele destacou a gestão de Luciano Agra e enfatizou a coragem do ex-prefeito em apoia-lo e "apostou na aliança, limpa, transparente e que mostrou seu objetivo central que era fazer com que João Pessoa avançasse e inovasse cada vez mais".

Cartaxo agradeceu a miliância do PPS, partido do vice Nonato Bandeira, "pelo empenho e pela dedicação à campanha". Ainda se referiu ao PP, como primeira legenda a confirmar a alainça com o PT nas eleições municipais de João Pessoa no ano passado.

Antes de ser empossado como prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou durante entrevista a imprensa, que tem recursos na ordem de R$ 30 milhões para recuperação completa do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Os recursos são provenientes do Ministério das Cidades e de acordo com o prefeito foram conseguidos graças as várias viagens e audiências em Brasília durante o período de transição.

Cartaxo disse ainda que a recuperação da Lagoa está dentro de um projeto maior que restabelecer o reconhecimento de João Pessoa como cidade verde. "Temos um projeto interessantíssimo que é o Cidade Jardim, onde vamos colocar muito verde nas principais avenidas e praças da cidade".

O Coral Vozes da Infância entoou a Ave Maria, antes do início da solenidade, que estava marcada para as 17h e só começou por volta das 17h40. Depois cantou um clássio de Jackson do Pandeiro: 'Chiclete com Banana'. O coral é uma ação da Escola Municipal de Artes e tem como maestro João Linhares. O coral ainda acompanhou a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Após o juramento conjunto ao cumpimento das Constituições do Estado e Federal, o prefeito Luciano Cartaxo e o vice-prefeito Nonato Bandeira assinaram o termo de posse.

O novo prefeito revelou ainda que já na próxima semana tem uma audiência agendada como o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo. "Enfim tem um calendário de ações já pronta para os cem dias de governo, inclusive com inaugurações de algumas casas e outras obras que nós vamos dar continuidade".
Luciano Cartaxo Foto: Luciano Cartaxo
Luciano Cartaxo já havia sido diplomado prefeito da capital paraibana no último dia 10 de dezembro, juntamente dos 27 vereadores eleitos no pleito de 2012. Na ocasião, o petista prometeu fazer de 2013 o “ano da educação infantil em João Pessoa”.
Nas eleições municipais do ano passado, Luciano Cartaxo obteve 246.581 dos votos, o correspondente a 68,13% dos votos válidos. O novo prefeito começou sua carreira política em 1996, quando foi eleito vereador da cidade de João Pessoa. Cartaxo repetiu o mandato outras três vezes, o que lhe possibilitou uma permanência de doze anos como parlamentar.
Com a cassação do mandato do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luciano Cartaxo tomou posse como vice-governador do Estado, ocupando o cargo por quase dois anos. Foi eleito em 2010 para deputado estadual com 24.296 votos.
Em sua candidatura a prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo apresentou como principais propostas a ampliação do número de escolas em tempo integral, a construção de 13 mil casas populares, a reforma na estruturação dos mercados públicos, a criação de quatro terminais de integração e de 80 quilômetros de ciclovias, além da valorização do professor da rede municipal.
Vereadores na posse Foto: Vereadores na posse
Luciano Cartaxo foi o único representante do Partido dos Trabalhadores eleito prefeito em uma capital do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!